Idealizada e cuidada pela Lena Perón, a Feito Brasil é uma empresa que tem a cara do Tanlup! Os produtos são feitos de forma artesanal e com muito carinho pelos funcionários, e a proposta da marca é fazer cosméticos para a gente desacelerar no dia a dia, cuidando da beleza de forma consciente e de maneira sustentável. Conheça melhor nessa entrevista super bacana!
Quem são vocês?
A Feito Brasil nasceu da instigante necessidade de romper com um mundo capitalista desenfreado, em que o dinheiro e a lucratividade por si só, são levadas às últimas consequências, e também como forma de quebrar o padrão e a mesmice do mundo dos cosméticos, onde todos parecem plagiar os grandes líderes do setor.
Aqui trabalhamos num saboroso descompasso com a agitação da vida moderna. Vivemos no espaço onde está a fábrica, rodeados por um imenso jardim com árvores ameaçadas de extinção sendo plantadas em mudas: jacarandás mimosos, jequitibás rosa, pau-brasil, aroeiras, cedros, ingazeiros, pau-marfim, que fazem a festa dos pássaros que nos agraciam com seus cantos. Nossa pequena horta orgânica e nosso pomar ainda novo, começam a dar frutos e frutas, legumes e verduras para as refeições de todos que aqui trabalham e sonham conosco. Nosso prédio foi construído com velhos tijolos retirados de um antigo terreirão de café, nossos móveis são feitos de madeiras de demolição e reaproveitamos parte da água da chuva para molhar nosso jardim.
Pelo que vocês são apaixonados e quais são seus hobbies?
Somos um bando de apaixonados pelo que fazemos. Temos uma equipe dentro da fábrica que cria, desenvolve, fabrica, vende, ama e respira o que faz. A grande maioria são mulheres, mas temos três homens entre nós.
Há algum fato curioso sobre a Feito Brasil? Por que esse nome?
Nosso amor pelo Brasil está estampado em nosso nome e na logomarca com o mapa do Brasil com digital, carregada de significado. Desde nosso processo de criação: inspirações, marketing, mídia social, imprensa, à produção: rotulagem, encaixotamento, embalagem e desenvolvimentos das coleções(é assim que chamamos nossas linhas de produtos), tudo é feito internamente por nossa equipe de forma artesanal, garantindo que todos os produtos sejam criados e elaborados por pessoas cheias de vida e de amor pelo que fazem.
Costumamos falar que não fazemos cosméticos, mas criamos pequenas obras de arte, carregadas com um forte diferencial que une a tradição do processo artesanal aos valores da arte e cultura, design, responsabilidade social, sustentabilidade, traduzindo todos os valores de uma empresa com brasilidade, com ginga e com graça. Não testamos nossos produtos em animais, não usamos parabenos, nem utilizamos matéria-prima de origem animal, por isso nossas pequenas obras de arte são veganas e sustentáveis.
Quando e como vocês começaram a vender seus produtos?
Nascemos com o propósito de marca de fazermos do mundo onde estamos, um lugar melhor e mais belo, inspirando outras pessoas a fazerem o mesmo. Não queremos fazer a mesmice, mas surpreendermos os olhares mais atentos aos pequenos detalhes. Por essa razão escolhemos como slogan; “Inspirar é a nossa natureza”. Nossa missão é: encantar, acolher e inspirar as pessoas a fazerem de seus mundos, um mundo melhor e mais belo. Começamos no ano de 2004 e em 2011 iniciamos nossa venda pelo site.
Qual o tipo de produto vocês mais gostam da sua loja? E quais são os mais procurados pelos clientes?
Nossas coleções buscam inspiração nas vertentes culturais brasileiras, e já prestaram sua homenagem aos grandes teatros brasileiros(coleção Segredos de Camarim), ao cinema da década de 50 (coleção Sessão Romance e Sessão Desejo),à literatura de cordel (coleção Aromas em Cordel), ao Rio de Janeiro (coleção Encantos do Rio), ao grafite e à cidade de São Paulo (coleção Homem Urbano), entre outros.
Quais são as dificuldades e as alegrias de se ter um pequeno negócio?
Ter uma empresa de cosméticos que vai contra o capitalismo selvagem, não é tarefa fácil. Todos os dias temos grandes desafios! Sempre precisamos buscar o “pensar fora da caixa”, a criatividade, a ousadia. Precisamos desconstruir para reconstruirmos todos os dias, os processos, a criação, buscando incessantemente a eficiência e a eficácia em tudo.
Vocês têm alguma dica ou conselho para quem quer vender pela internet?
Para vender pela internet é preciso pensar que ali estão pessoas a procura de algo para amar, para se apaixonar e depois sim, dar seu dinheiro em troca do produto. É preciso valorizar as relações humanas e saber que mais do que nunca, o apelo visual, as fotos, a descrição e a seriedade e prontidão precisam se levadas muito a sério.
Não se pode fazer promessas vagas, não se pode descuidar dos detalhes, da presteza e do rápido atendimento. Caso algo dê errado durante o processo de compra, é preciso reconhecer rapidamente a falha e corrigi-la. Não buscar culpados, mas assumir a responsabilidade pela satisfação total de quem compra seu produto. Por isso o Tanlup nos encanta tanto: tem um plataforma simples, eficiente e cheia de calor humano, pois nos permite entrar em contato com o cliente desde o primeiro instante, repassando o feedback durante e depois da compra, sem contar que é democrática, ao permitir que os clientes deem sua opinião sobre a loja, seja ela boa ou ruim.
O que vocês estão achando do Tanlup?
A loja no Tanlup surgiu para nós quando estávamos em processo de reconstrução de nosso site, e com imensa alegria percebemos que aqui no Tanlup conversarmos ainda mais com nosso público, de forma direta e calorosa. Uma delícia!
Quais são as suas lojas favoritas no Tanlup?
Existem muitas lojas interessantes no Tanlup. Há muita gente criativa e apaixonada pelo que faz. Dá para sentir isso ao vermos o que vendem, como a Lupi Design, que tem estampas muito inspiradas e lindas, a Amanda Mol, Caterina Foi Passear e O Jardim Branco… mas nossa, são tantas coisas lindas que a gente até se perde!
E agora os comentários aqui no blog do Tanlup também podem ser feitos via Facebook! Legal né? Deixe seu comentário, adoramos saber sua opinião! :)